No quarto dia de reuniões em Portugal com objetivo de estreitar laços e debater projetos bilaterais, o secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, participou, nesta quinta-feira (21), na cidade do Porto, de encontro com Ana Pinho, presidente da Fundação Serralves, um dos principais espaços de exposição de arte contemporânea da Europa.
Com projeto do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, o prédio da Fundação Serralves é envolvido por um parque com esculturas e instalações artísticas de grandes dimensões, feitas por nomes consagrados no cenário da arte mundial. Em outro prédio, no mesmo parque, em um raro palácio Art Déco da década de 1940 transformado em galeria, Pires prestigiou a exposição “Joan Miró e a morte da pintura”, aberta ao público até 3 de março. Mais cedo, o secretário foi recebido pelo cônsul-geral do Brasil em Porto, Valter Pecly Moreira.
Nesta sexta-feira (22), no último dia de atividades em Portugal, Henrique Pires se reunirá com diretores de festivais portugueses de teatro e de dança. Também será recebido pela presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pelo presidente da Câmara Municipal e prefeito de Porto, Rui Moreira. Fará, ainda, uma reunião com os dirigentes da Casa da Arquitetura, que apresenta a exposição “Infinito Vão”, que trata de 90 anos da arquitetura brasileira.
Pires também irá à Conferência “Lúcio Costa e a construção de um Patrimônio Nacional e ao lançamento dos anais do 5º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal, ambos no Espaço Tanoaria da Casa da Arquitetura, em Matosinhos.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania